7 Dicas para poupar tempo na cozinha

0
116

Muita gente costuma dizer que cozinhar é algo muito demorado. Pode até ser, se você não conseguir se organizar direitinho anteriormente. Mas aqui vão algumas dicas de ouro que podem te ajudar, e muito, se você quiser fazer aquela comidinha especial, mas tiver pouco tempo para isso.

Tenha algumas receitas testadas com antecedência

É um coringa! Se você pretende cozinhar para o namorado ou para os novos amigos, nada de experimentar algo novo. Prepare o que for oferecer, pelo menos, duas vezes antes do evento, para saber se o tempo de cozimento da receita é ideal ou quais ingredientes devem ser retirados ou acrescidos à receita original.

Separe todos os ingredientes antes de começar a preparação

Parece uma dica boba, mas muita gente começa a cozinhar antes de abrir a embalagem dos ingredientes. Não tenha pena de sujar vasilhas, deixe tudo já separado e cortado antes de ligar o fogo. Economiza muito tempo e evita pequenos desastres.

Faça pratos diferentes ao mesmo tempo

Vai preparar um macarrão, uma carne e uma salada? Não espere finalizar um para começar a fazer o outro. Cozinhe tudo ao mesmo tempo! Seja dinâmico e aproveite enquanto a água do macarrão ferve para preparar a salada e já vá começando a organizar a carne, e etc. Tudo fica pronto ao mesmo tempo, quentinho e gostoso.

Reutilize águas e caldos

Além do sabor, a praticidade de reutilizar a água onde legumes e carnes foram cozidos, para preparar um arroz ou sopa, é extremamente bem vinda. Muitos nutrientes que seriam jogados fora podem ser reaproveitados e perde-se pouco tempo com a água, já quente.

Não tenha medo de pedir um delivery

Qual o problema de pedir algo especial de vez em quando? Ou todo final de semana? Os serviços de delivery estão a cada dia mais especializados, entregam os mesmos pratos servidos em restaurantes de luxo, e por que não comer sem precisar pegar trânsito ou esperar uma mesa? Ouse!

Cozinhe e congele

Se você for cozinhar algo que a família tem o hábito de consumir regularmente, por que não dobrar a dose então? Desta forma, terá duas porções: uma para o dia e a outra para a próxima semana. Tudo o que você precisará fazer é descongelar e reaquecer.

Aproveite ao máximo seus ingredientes

A carne moída é um ingrediente muito versátil e por isso utilizado em muitos pratos populares como molhos, massas, hambúrgueres e tacos. Então, se for cozinhá-la esta semana, aproveite e prepare um segundo lote para ser consumido mais tarde. Se optar por chilli e tacos, por exemplo, só precisará realmente “cozinhar” uma refeição – para os tacos só serão necessários a tortilha e salada.


Tem algo escrito errado? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão para um artigo? Avise-nos clicando abaixo.

Faça uma pergunta


Fonte: Pedidos Já.

Deixe uma resposta